quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ajuda na nossa escrita




Quando devemos usar "nenhum" e "nem um"?

"Nenhum" é um pronome indefinido variável em gênero e número. Pode ser substituido por "algum". Veja: Roupa nenhuma cabia naquele corpo.
Maria não lia texto nenhum.

"Nem um" é a conjunção 'nem' seguida do numeral 'um'. Pode ser substituido por 'nem um se quer' e 'nem um só'. Veja: Nem um rapaz fez a lição.
Aquele texto, melhor que nem um outro, ganhou o concurso literário.

Obs: A palavra NENHUM(junto) resulta da aglutinação de NEM UM e, em alguns casos, as duas expressões são equivalentes. Veja: Nenhum (ou Nem um) daqueles escreveram a reportagem.

(Baseado na Revista Nova escola página 30-Consultoria Marcelo Módolo)

2 comentários:

  1. No início do texto diz que nenhum é variável, também, em número. Quer dizer então que é correto dizer "nenhuns" , "nenhumas"?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita! é uma honra tê-lo como meu seguidor.Pesquisei sobre sua pergunta e veja o que diz M. Tereza de Queiroz Piacentini autora dos livros:Só vírgula; Só palavras compostas; Lingua Brasil - Crase, pronome & curiosidade:"Tendo em vista as provas de concursos, que muitas vezes se apegam ao incomum e extraordinário, devo chamar a atenção para as formas flexio nadas. Além do feminino nenhuma, existem os plurais nenhuns, nenhumas, que são praticamente desusados na linguagem de hoje. Por exemplo, em vez de “não lhe deu nenhumas garantias”, costuma-se dizer simplesmente “não lhe deu garantias”, ou então “não lhe deu nenhuma garantia”." Não sei se o convence. Abraços.


    .

    ResponderExcluir